Vasco leva vantagem contra 12 dos 19 rivais da disputa da Série B

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Vasco começa, neste sábado, a disputar a Série B contra o Brasiliense. Uma experiência nova na história do clube. Tirando o estreante Duque de Caxias, o clube já enfrentou todos os outros 18 rivais na Primeira Divisão. E leva vantagem no confronto direto contra 12 adversários que terá ao longo da competição.

Considerando apenas os jogos ocorridos no Campeonato Brasileiro, o Vasco tem um retrospecto positivo contra o ABC-RN, o América-RN, o Bragantino, o Brasiliense, o Campinense-PB, o Ceará, o Figueirense, o Fortaleza, o Paraná, a Ponte Preta, a Portuguesa e o Vila Nova-GO.

O confronto, porém, não é favorável contra cinco adversários. Contra o Atlético-GO, que tem o baixinho Anaílson como destaque, foram dois jogos nos Brasileiros de 1980 e 1986. No primeiro jogo, derrota por 1 a 0. Já no segundo, um empate sem gols.

VASCO CONTRA OS RIVAIS
ADVERSÁRIOS J V E D GP GC
ABC-RN110021
América-RN7421105
Atlético-GO201101
Bahia29712103336
Bragantino7331105
Brasiliense211032
Campinense-PB110040
Ceará7340114
Duque de Caxias------------
Figueirense 155 7 3 22 22
Fortaleza 10 5 3 2 16 9
Guarani 30 9 6 15 34 41
Ipatinga-MG 2 1 0 1 5 5
Juventude-RS 20 3 10 7 24 27
Paraná Clube 20 8 5 7 29 25
Ponte Preta 18 6 9 3 27 22
Portuguesa 25 147 4 52 34
São Caetano 12 5 1 6 16 17
Vila Nova-GO 2 2 0 0 5 1

Contra o Bahia, um adversário tradicional da Série A ao longo da história, o Vasco fez 29 jogos, com só sete vitórias, 12 empates e dez derrotas. Outro rival que normalmente o clube carioca enfrenta na elite do futebol brasileiro é o Guarani. A desvantagem no duelo é grande: em 30 jogos no Brasileirão foram nove vitórias, seis empates e 15 derrotas.

Finalistas do Campeonato Brasileiro de 2000, Vasco e São Caetano vão se enfrentar agora na Segunda Divisão. Em 12 jogos, são cinco vitórias cruzmaltinas, um empate e seis triunfos do Azulão.

Por fim, o Vasco leva a pior contra o Juventude. Em 20 partidas, o time carioca venceu apenas três. Ocorreram ainda dez empates e sete vitória do clube gaúcho.

O duelo contra o Ipatinga ocorreu pela primeira vez na história no ano passado, quando os dois clubes foram rebaixados. Em São Januário, o Vasco venceu por 3 a 1. Em Ipatinga, o time da casa venceu devolvendo o placar.

Tetracampeão brasileiro, o Vasco vai entrar na Série B sendo o time a ser batido. O favoritismo, porém, precisa ser comprovado em campo como fez o Corinthians no ano passado.

- O Vasco, na teoria, será a caça. Mas tem que mostrar isso jogando. O Vasco começa a competição sendo a equipe a ser batida, mas tem que confirmar isso fazendo resultados e se destacando com um bom futebol. Tivemos um exemplo muito claro na semana passada. Na primeira partida contra o Icasa entramos sem concentração. Já na segunda o rendimento foi outro, muito diferente. O Vasco vai ter que trabalhar muito para confirmar esta expectativa inicial - disse o técnico Dorival Júnior.

Vasco monta elenco com experiência na Série B para voltar à elite

O Vasco montou um elenco com uma certa experiência em jogar a Série B. No total, 12 atletas já passaram pela competição. Seis deles com sucesso conseguindo legar os seus times de volta à elite do futebol brasileiro. E quem já viveu esta realidade tenta ensinar os atalhos para os companheiros.

Tiago disputou a Série B em 2007 e foi um dos destaques da Portuguesa, que conseguiu uma das vagas para a Primeira Divisão. Ele ganhou, inclusive, a fama de goleiro-artilheiro durante a competição. Fez nove gols e foi o segundo artilheiro do time só atrás do atacante Diogo, que marcou 18. Por causa das boas atuações na Série B acabou sendo contratado pelo Vasco no início do ano passado.

- A Série B é tão competitiva quanto a Série A. Temos que mostrar que o Vasco será forte sempre. Temos tudo para fazer um grande campeonato e voltar forte. Quando jogarmos contra um clube menor sabemos que será o jogo da vida deles. Não teremos jogos fáceis. Já passei por isso. O segredo é ter uma regularidade. Contra a gente todo mundo vai jogar bem fechado. Vamos fazer o jogo da paciência - disse Tiago.

COM EXPERIÊNCIA NA SÉRIE B
Jogador Posição Clube Subiu
TiagogoleiroPortuguesaX
Fernando PrassgoleiroVila Nova-GO
Paulo Sérgio lateral Avaí-SC
ParálateralBragantino
LeonardozagueiroSão Caetano
Gian MarianozagueiroIpatingaX
Niltonvolante CorinthiansX
AmaralvolantePaulista
Jéferson meia Santo André X
Elton atacante Santo André X
Rodrigo PimpãoatacanteParaná
Faioli atacante Vitória X
Dorival Júniortécnico Criciúma, Avaí e Sport

Outro que teve sucesso na Série B foi o volante Nilton. O jogador, aliás, disputa a competição pelo segundo ano seguido. No ano passado, ele estava no elenco do Corinthians, que faturou com facilidade o título.

- O Corinthians entrou na Série B convicto do que queria e vejo no Vasco o mesmo potencial. É um time concentrado, que sabe do seu objetivo - disse Nilton, que está com 22 anos e foi eleito o melhor volante do Campeonato Carioca.

Outra dupla de sucesso na Série B veio do Santo André. Jeferson e Elton ajudaram o time do interior paulista a subir para a primeira divisão no ano passado. O meia foi, inclusive, o artilheiro do time na competição ao marcar 13 gols.

- É uma competição complicada por ser mais corrida. E a marcação é muito forte - disse Jeferson, que vai ficar fora da estreia contra o Brasiliense por causa de uma lesão.

O zagueiro Gian Mariano teve sucesso com o Ipatinga em 2007. Ele foi um dos melhores jogadores do time que no primeiro ano na Série B conseguiu ficar em segundo lugar e perdeu o título para o Coritiba por apenas dois pontos.

Outro jogador que teve sucesso na Série B foi o atacante Faioli com o Vitória, em 2007. Ele chegou a ser titular do time em alguns momentos da campanha e marcou quatro gols.

  • Aspas

    A Série B é mais pegada, com muito mais faltas. Mas não podemos pensar que só com divididas vamos vencer. Temos que colocar a bola no chão e jogar."

  • Aspas

    Não acredito que a Série B será como no ano passado. O Vasco não vai encontrar a facilidade do Corinthians. Todos os clubes vão estar muito bem preparados."

Tiago, goleiro que subiu com a Portuguesa em 2007Dorival Júnior dirigiu Criciúma, Sport e Avaí na Série B

Além de Tiago, Nilton, Jeferson, Elton, Gian e Faioli, o Vasco tem outros seis jogadores que já disputaram a Série B. Mas não conseguiram subir com suas equipes para a Primeira Divisão: o goleiro Fernando Prass, Paulo Sérgio, Leonardo, Pará, Amaral e Rodrigo Pimpão.

Um deles é o experiente lateral-direito Paulo Sérgio, que tem 30 anos e é o titular mais velho do atual time de Dorival Júnior. Ele defendeu o Avaí, mas não conseguiu a vaga. O goleiro Fernando Prass tentou a sorte com o Vila Nova-GO, em 2001. Mas a equipe terminou a fase de classificação como sétima colocada do Grupo B e foi eliminada.

Amaral estava disputando a Série B em 2005 quando foi contratado pelo Vasco. Já sem o volante, o clube conseguiu posteriormente o acesso para a Série A.

Mesmo sem a vaga, dois jogadores tiveram sucesso na Série B. Rodrigo Pimpão apareceu no ano passado para salvar o Paraná do rebaixamento para a Série C. E o zagueiro Leonardo conseguiu uma transferência para o exterior quando defendia o São Caetano.

Já o técnico Dorival Júnior tem na bagagem já ter dirigido o Criciúma, em 2005, o Sport e o Avaí, em 2006.

  • Aspas

    A gente precisa manter a mesma humildade e pegada do último jogo contra o Icasa para ter sucesso na Série B. Precisamos marcar forte os adversários."

  • Aspas

    No Santo André nosso time também era unido, mas nada perto disso do Vasco. Se continuarmos assim, tenho certeza de que seremos campeões no final do ano."

Rodrigo Pimpão, que livrou o Paraná do rebaixamento na Série B em 2008Jeferson, que subiu com o Santo André para a Série A no ano passado

Aloísio Chulapa deve vestir neste sábado a camisa do Vasco

Agência/Vip.com

Aloísio está perto de assinar com o Vasco

Aloísio Chulapa deve ser apresentado neste sábado antes da estreia do Vasco na Série B do Brasileirão. A contratação do atacante já tinha sido anunciada pelo empresário dele, mas o clube só confirmou nesta sexta-feira. De acordo com Rodrigo Caetano, gerente de futebol, “se tudo der certo”, ele será apresentado um pouco antes da partida contra o Brasiliense, às 16h10, em São Januário.


O jogador é aposta de Dorival Júnior para acertar o ataque. Revelado no Flamengo, Chulapa estava atuando no Al Rayyan, do Qatar. Ele fez fama no São Paulo e no Goiás. Na Europa, jogou no Paris Saint-Germain ao lado de Ronaldinho Gaúcho. Na França, o alagoano nascido em Ataláia também defendeu o Sain-Étienne.

O Vasco prepara uma estratégia para contar com o atacante na Série B, já que ele só poderia ser inscrito em agosto por causa da janela de transferências internacionais estabelecida pela CBF. A diretoria cruzmaltina admite ter que recorrer à Justiça trabalhista.

Robinho fecha com Vasco e promete time na Série A no ano que vem

Revelação do Volta Redonda no Campeonato Carioca, o atacante Robinho é a nova contratação do Vasco. O jogador chega ao clube com uma certeza: vai ajudar o time a voltar para a Série A do Brasileirão.

- O Vasco tem um grande elenco. Tenho certeza que vai subir e quero fazer parte dessa equipe. Quero chegar bem, fazer gols, que é a minha função. Sei que tenho potencial para isso. Mas, o mais importante é a subida do Vasco de divisão. Eu indo para lá, tenho certeza que vai subir - afirmou ao GLOBOESPORTE.COM por telefone.


Autor de cinco gols no Estadual, Robinho teve os direitos vendidos pelo Volta Redonda para o empresário Reinaldo Pitta, que acertou com o Vasco. O jogador chegou a ser cogitado para fazer dupla com Adriano no ataque do Flamengo, mas a negociação não deu certo. Robinho só vestiu a camisa do Volta Redonda. Ele está no clube há oito anos, onde começou no infantil.


- Estou super animado. Fiquei esperando a minha vida inteira pela oportunidade de jogar em um time grande. Agora é saber aproveitar – afirmou o jogador de 21 anos.


Ele ainda vai fazer exames médicos no clube. Se tudo der certo, será apresentado na próxima terça-feira.