RAIO-X da semifinal Vasco x Botafogo

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Eternos rivais, Vasco e Botafogo voltam a se encontrar neste sábado, às 18h30m, no Maracanã, agora em jogo válido pela semifinal da Taça Rio. Quem vencer encara o vencedor de Flamengo x Fluminense, que jogam no domingo. Os dois times já se enfrentaram este ano, e a equipe de São Januário venceu fácil, por 4 a 1, ainda na fase de grupos do segundo turno do Campeonato Carioca. Ou seja, é a chance de revanche para o Glorioso, que também tem o objetivo de levantar a taça e evitar os dois jogos finais, já que conquistou a Taça Guanabara. O GLOBOESPORTE.COM preparou uma análise comparativa dos dois times setor por setor. Confira!

Defesa

A chegada de Titi deu mais segurança ao seu companheiro Fernando. Ambos formam a zaga menos vazada da Taça Rio, com cinco gols. Mas, neste sábado, como Fernando foi vetado, Leonardo terá uma chance como titular, o que pode atrapalhar o entrosamento. Os laterais cruzmaltinos se mostram eficientes no apoio, mas frágeis na defesa, em alguns momentos.

A linha de trás do Botafogo é comandada pelo capitão Juninho, que, atuando como líbero, passa tranquilidade aos demais jogadores, além de ser uma arma nas cobranças de falta. No entanto, a defesa alvinegra já pecou pela falta de velocidade, algo que ficou evidenciado exatamente nos clássicos.

QUEM LEVA A MELHOR: VASCO

Meio-de-campo
Embora sejam originalmente jogadores de meio-campo, Carlos Alberto e Maicosuel são poderosas armas ofensivas de Vasco e Botafogo, respectivamente. Ambos são responsáveis pela ligação com os homens de frente, mas chegam com frequência para concluir a gol. Na parte defensiva do setor, o equilíbrio também é grande. Tanto do lado cruzmaltino, com Amaral e Nilton, quanto do alvinegro, com Leandro Guerreiro e Fahel, o momento é favorável.

QUEM LEVA A MELHOR: NINGUÉM

Ataque

O camisa 11, Rodrigo Pimpão, vem sendo o destaque do Vasco, tendo marcado três gols nas últimas duas partidas da equipe. Ao lado de Élton, que marcou seis vezes no Carioca, promete levar perigo usando a velocidade. No entanto, pode levar desvantagem pela falta de experiência em decisões, algo que Reinaldo, do Botafogo, tem de sobra. O ataque vem sendo o diferencial do Alvinegro na competição. O grande trunfo é Victor Simões, um dos artilheiros do campeonato, com 11 gols.

QUEM LEVA A MELHOR: BOTAFOGO

Técnicos

Os dois treinadores têm o mérito de conseguirem formar times competitivos em relativamente pouco tempo. No entanto, a campanha irrepreensível do Vasco na Taça Rio pode ser uma vantagem sobre o Botafogo, que não tem sido a mesma equipe organizada do primeiro turno.

QUEM LEVA A MELHOR: VASCO

Reservas

O Vasco tem mais opções para mudanças durante as partidas. Uma delas é Enrico, que entrou bem depois que Carlos Alberto se machucou e ficou fora das últimas quatro partidas. No Botafogo, o técnico Ney Franco não vem conseguindo manter o nível técnico da equipe quando faz algumas alterações. Entre as poucas alternativas está Jean Carioca, que na final da Taça Guanabara teve boa atuação, mostrando que, com sua habilidade, pode confundir as defesas adversárias.

QUEM LEVA A MELHOR: VASCO



ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS


Lédio Carmona, comentarista do SporTV - (Blog Jogo Aberto)

Acho que este confronto é mais equilibrado do que o Fla-Flu. O Vasco é a equipe que melhor jogou na Taça Rio e está num ótimo momento, mas ainda não disputou uma decisão. É um grupo muito verde, que tem apenas Fernando e Carlos Alberto como jogadores acostumados a finais. O Botafogo pode ter como diferencial o fato de ter vencido a Taça Guanabara e poder ser campeão carioca em apenas duas partidas. São duas equipes que pouco mudaram desde o início do ano.

Junior, comentarista da TV Globo - (Blog Visão de Jogo)

Além da qualidade técnica, física e tática, o Vasco vem crescendo na competição. Mas o Botafogo pode entrar em campo beneficiado pela tranquilidade de ter vencido o primeiro turno. Com isso, pode arriscar mais, algo que Dorival Júnior não poderá fazer, pois não está garantido na decisão do Carioca.

Alex Escobar, comentarista do SporTV

Acho que o vencedor da semifinal entre Vasco e Botafogo será o campeão da Taça Rio, pois são os times mais acertados. O Vasco está bem na parte física e algumas de suas atuações chegaram a entusiasmar. O Botafogo tem um time certinho, mas o grande problema é que, quando são necessárias substituições, o nível cai. Isso pode prejudicar o Alvinegro.

FONTE: GLOBO ESPORTE

0 comentários: