Azarões no início do ano, Vasco e Bota duelam como favoritos na Taça Rio

sábado, 11 de abril de 2009

Dorival Júnior e Ney Franco contam com seus trios ofensivos na semifinal deste sábado. Treinadores têm problemas no setor defensivo

No início da temporada 2009, quando formaram os seus elencos, Vasco e Botafogo eram considerados azarões na briga pelo título do Campeonato Carioca. Neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), as duas equipes se enfrentam em jogo válido pela semifinal da Taça Rio como favoritos ao título do returno. O time de General Severiano (campeão da Taça GB) já está na decisão do Estadual e quer levantar o caneco sem a necessidade de disputar as finais. Por outro lado, os vascaínos são os donos da melhor campanha desta segunda fase, com oito vitórias em oito partidas - 100% de aproveitamento. O vencedor vai encarar Flamengo ou Fluminense, que duelam no domingo. Acompanhe a partida ao vivo pelo Premiere, pelo sistema pay-per-view, e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM a partir das 17h30m.

Os dois times têm desfalques no mesmo setor: a defesa. Do lado botafoguense, o zagueiro Emerson, com um problema na coxa direita, está fora. No vascaíno, Fernando, vetado pelo departamento médico também por conta de uma lesão muscular na coxa direita, vai assistir ao confronto das cadeiras especiais. Caso o jogo termine empatado, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Divulgação/Site Oficial do Vasco da Gama
Dorival Júnior definiu logo de cara o substituto de Fernando. Leonardo foi o escolhido para ser o titular. Por outro lado, o treinador vai contar com o retorno de Carlos Alberto, que não participou dos últimos três jogos do Vasco na fase de classificação da Taça Rio - suspenso de um deles e poupado de outros dois.

O desfalque, porém, não abala o técnico. Azarão no começo da temporada por ter sido rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e por ter formado uma equipe em tão pouco tempo, o Vasco é uma das surpresas da competição. Em 15 jogos no Carioca, a equipe perdeu apenas uma partida, justamente na estreia da Taça Guanabara, no dia 24 de janeiro. Naquela ocasião, o Americano venceu por 2 a 0.

- Esse trabalho está dando certo por causa da aceitação dos jogadores, pela entrega que houve para acontecer esse equilíbrio. Poderíamos ter um grupo pronto, mas se não houvesse uma integração como aconteceu, dificilmente o time seria competitivo.

Dorival não fez mistério na hora de escalar o time. O trio ofensivo vai ser formado por Carlos Alberto, Rodrigo Pimpão e Élton. A única artimanha elaborada pela comissão técnica foi a realização de uma atividade sem a presença da imprensa. Na última quinta-feira, o grupo iniciou o treinamento uma hora antes do que havia sido divulgado aos jornalistas. O comandante cruzmaltino negou que tenha tentado criar novas alternativas para surpreender o rival.

- O treino foi o mesmo de sempre, com apenas uma equipe. O time vocês estão cansados de saber. Só valeria a pena realizar um treino secreto se fosse para trabalhar uma bola parada. Em toda a minha carreira, eu nunca comandei uma atividade secreta.

Fernando Maia/O Globo

O técnico Ney Franco tem a mesma opinião de Dorival Júnior e vai além. Para o comandante do Glorioso, a sua equipe leva uma pequena vantagem por já ter vencido o primeiro turno.

- Quando o campeonato começou, Vasco e Botafogo tinham as previsões mais pessimistas. O Vasco vive um momento favorável, mas o Botafogo já conquistou um título na temporada e mostrou que vai bem nas decisões: venceu o Fluminense na semifinal e o Resende na final da Taça Guanabara.

Apesar da perda de Emerson, machucado, Ney Franco poderá escalar o seu trio ofensivo, formado por Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões. Vai ser a primeira vez que os três vão disputar um clássico nesta temporada. Até agora disputaram oito partidas juntos, marcando 13 gols. Foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

Para Reinaldo, a presença do trio vai ser importante para o Botafogo tentar a chegar à final da Taça Rio.

- Para conseguir a vaga, o Botafogo precisará de gols. E neste momento é importante que o trio esteja em campo e bem ligado para marcar e ajudar a equipe. Será nosso primeiro clássico juntos, e esperamos desequilibrar.

O técnico Ney Franco deixou um segredo no ar até momentos antes da partida. Sem Emerson, vai recuar Leandro Guerreiro para a zaga, mas não confirmou quem atuará no meio-campo. Caso seja Thiaguinho, Batista tem chance de entrar na lateral esquerda, com Gabriel correndo por fora. Mas se Thiaguinho atuar como ala, Léo Silva pode ganhar uma oportunidade
.

VASCO BOTAFOGO
Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto; Elton e Rodrigo Pimpão.Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Wellington; Alessandro, Fahel, Léo Silva (Batista), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões.
Técnico: Dorival Júnior.Técnico: Ney Franco.
Estádio: Maracanã. Data: 11/04/2008. Horário: 18h30m. Árbitro: João Batista de Arruda (RJ). Auxiliares: Claudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ).
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 17h30m (de Brasília).

0 comentários: